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10 Dicas Eficazes para Aliviar as Dores Musculares

Reclamar de dores musculares já virou rotina no nosso cotidiano. Rotinas intensas de trabalho, horas em frente ao computador, dormir poucas horas por noite, excesso de exercício, entre outros são as principais causas de dores musculares. Pratique algumas das dicas abaixo e você sentirá os resultados em algum instante:

Confira Abaixo as 10 Dicas Eficazes para Aliviar as Dores Musculares:

1) Movimente-se

Sua vida se restringe em ir ao trabalho e voltar para casa? Lembre-se que além de dores musculares o sedentarismo mata. Faça simples caminhadas, suba escadas, polichinelos, danças, entre outros. Basta movimentar-se no mínimo 1 hora por dia.

2) Solo

Se você for praticante de corridas, aposte na mudança do solo. Se seus treinos são na areia ou grama, mude para o asfalto, claro sem ser uma mudança drástica. O calçado é determinante, consulte o tipo de sua pisada e compre um tênis ideal para o exercício que está sendo praticado.

3) Ioga

A Ioga é uma técnica milenar que além de reduzir, evita dores musculares. As práticas aumentam a flexibilidade e distancia o estresse.

4) Rolo de Espuma

O acessório de baixo custo é capaz de trazer grandes resultados. Passe o rolo pelos músculos, em movimentos de ir e voltar, por exemplo: coloque o rolo de espuma na parede e se apoie nele de costas desça e suba. Faça também os braços e as pernas.

5) Bolinhas de Tênis

Separe um espaço no chão liso e, se as bolinhas estiverem novas não coloque na região do pescoço pois pode doer, prefira as mais usadas. Coloque-as uma em frente a outra no chão e deixe com sua região lombar em cima, fique se movimentando para trás e para frente por até 3 minutos.

Vale para o quadril, de frente, para os braços com as bolinhas apoiadas numa mesa, sente-se numa cadeira e com as bolinhas no chão fixe o pé e movimente-os, entre outros. É só usar a imaginação.

6) Auto Massagem

Se preferir passe um óleo nas regiões da massagem, em movimentos circulares com uma leve pressão massageie a região. Forme uma pinça com a mão e “amasse” os músculos, o processo pode durar no mínimo 20 minutos.

O ambiente influencia bastante, não deixe sons altos, cheiros fortes, deve ser agradável para fluir o relaxamento que ativará a circulação.

7) Alongamentos parte Inferior

Alongue-se logo pela manhã. Controlando sua respiração, incline seu corpo para frente e tente alcançar os pés (caso não consiga não forçe), e mantenha esta posição por até 45 segundos.

Em seguida sente-se no chão e tente novamente alcançar os pés com o corpo inclinado para frente, levante-se e puxe uma de suas pernas para trás segurando-a na direção da cintura por 40 segundos cada perna.

8) Alongamentos parte Superior

Faça círculos com sua cabeça, não se esqueça de manter a postura ereta, mantenha por 15 segundos; erga os braços o máximo que puder e mantenha os esticados descendo sem encostar na perna e suba-os, repita três séries de dez movimentações.

9) Sal Quente

Acelere sua circulação e, consequentemente reduza a dor com meio quilo de sal. Coloque-o numa panela, aqueça-o e coloque numa meia de algodão, em seguida no lugar da dor. Deixe no máximo por 25 minutos, até duas vezes ao dia.

10) Massagem Profissional

Invista em massagens com um (a) profissional. A massagem irá estimular os receptores estimulando o cérebro, a circulação ficará ativa e a distribuição do sangue ocorrerá melhor. O relaxamento será imediato, 1 sessão por semana é o suficiente.

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