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13 Super Alimentos para Reduzir o Colesterol

13 Super Alimentos para Reduzir o Colesterol

Alguns estudos recentes indicaram que um em cada dez pessoas sofrem com colesterol alto. Esta condição contribui com o aumento das doenças cardiovasculares, responsável pela morte de milhares de pessoas nos últimos anos.

Os fatores que mais aumentam essa condição são o sedentarismo e a má alimentação, além de condições genéticas. Foi pensando nisso que a nossa equipe decidiu criar uma lista com os alimentos capazes de reduzir o colesterol.

Confira Abaixo os 13 Super Alimentos para Reduzir o Colesterol:

13 Super Alimentos para Reduzir o Colesterol

1) Peixes

Alguns peixes como atum, bacalhau, truta e salmão são ricos em ômega 3 e gorduras insaturadas, benefícios esses que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e redução das triglicérides – gordura que quando muito baixa, aumenta o risco de colesterol.

2) Soja e feijão

Rico em vitamina E, a soja serve para aumentar o HDL – colesterol bom. O alimento também ajuda a controlar os problemas hormonais causados pela menopausa, no caso das mulheres.

O fejão, presente no prato diário de grande parte da população brasileira, é rico em ferro e fibras, auxiliando na redução considerável do nível de colesterol total do sangue.

3) Linhaça e Chia

A linhaça é um dos melhores alimentos que mais possuem ômega 3 e ácido linoleico é a linhaça. Seus benefícios reduzem os níveis de glicose no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares.

Os principais benefícios da chia são as fibras e o ômega 3. Juntos, são uma poderosa arma contra o LDL – colesterol ruim, além de reduzir os níveis de gordura, consequentemente de peso.

4) Nozes

Quando adicionadas a dieta, as nozes oferecem diversos benefícios à saúde. Por serem ricas em gorduras poli-daturadas, quando circulam pelo sangue auxiliam na redução do LDL – colesterol ruim.

5) Tomate

Rico em antioxidade licopeno, o tomate auxilia não só na prevenção de infartos e derrames como diminui as chances de um possível câncer de próstata, em caso de homens.

6) Aveia

Consumir aveia diariamente pode reduzir em até 20% o colesterol total. Isso porque o alimento contém uma grande quantidade de fibras, podendo ser substituída por farinha branca (de trigo) em receitas diversas.

7) Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas, principalmente o morango, possuem antioxidantes poderosos que inibem a oxidação das partículas do LDL, auxiliando na redução das chances de doenças cardiovasculares.

8) Uvas e derivados

Quem nunca ouviu que um pouco de vinho faz bem para o coração? Isso ocorre porque a uva e seus derivados como sumo e sucos contém altas doses de antioxidantes que diminuem o colesterol do sangue.

O importante é sempre manter uma dieta balanceada e evitar alimentos com altos níveis de gordura animal, saturada ou trans. Unir uma boa alimentação com exercícios físicos diários, proporcionam bem-estar e reduzem as chances de problemas cardiovasculares.

9) Abacate

O abacate é rica em gorduras e fibras monoinsaturadas, dois nutrientes que ajudam a reduzir o LDL e aumentar o colesterol HDL saudável.

Estudos cinetíficos comprovaram a eficiência do avocate na redução de colesterol. Em um estudo, adultos obesos com alto nível de colesterol LDL, comeram um abacate por dia e reduziram significamente seus níveis de LDL.

10) Azeite de Oliva

O azeite de oliva extra-virgem é rica em antioxidantes que ajudam a reduzir o LDL. Tome diariamente 2 colheres de sopa ao dia e você reduzirá o colesterol ruim do metabolismo sem alterar o nível de HDL.

Substituir os óleos da cozinha pelo azeite é uma boa idéia para diminuir o colesterol.

11) Vegetais

As vegetais são ricas em fibras e antioxidantes que ajudam a manter um peso saudável. Alguns vegetais como okra, berinjelas, cenoras e batatas contêm pectina, que é a mesma fibra que reduz o colestrol e é encontrado em maças e laranjas.

12) Chocolate Amargo

Os flavonóides no chocolate amargo diminuem o nível de colesterol e açucar no sangue. Consuma de preferência no mínimo de 70% de cacau porque quanto maior a quantidade de cacau, menos será a quantidade de açucar e maior quantidade de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

13) Alho

O alho é composto por nutrientes poderosos como a alicina que é capaz de reduzir a pressão arterial em indivíduos com hipertensão arterial.

Adote esses hábitos e sinta a diferença com uma vida mais ativa e saudável!

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