in

10 Dicas Infalíveis para Emagrecer no Inverno

10 Dicas Infalíveis para Emagrecer no Inverno

Emagrecer no inverno, ao contrário do que a ideia pode transparecer, é um desafio. Por um lado, é um período que o gasto de energia se torna menor com as temperaturas mais baixas. Por outro, queimar gorduras se torna mais difícil justamente pelos dias mais frios, já que o corpo busca reter mais calor.

Para se adaptar ao período, e de quebra conseguir uns quilos a menos, separamos algumas boas dicas que você pode aplicar agora. Para quem deseja ficar com o corpo bem definido no verão, e apenas administrar a nova fase com o visual, pode ser um grande investimento.

Vamos às 10 Dicas Infalíveis para Emagrecer no Inverno:

10 Dicas Infalíveis para Emagrecer no Inverno

1 – Explore o poder das sopas e dos caldos quentes

Sopas e caldos são alimentos nutritivos, fáceis de serem feitos, e são grandes aliados para quem quer emagrecer no inverno.

Sopas são opções de pratos quentes, o que intensifica a imunidade do corpo, dão a sensação de saciedade, e de quebra são uma boa fonte para se hidratar no período, em que o consumo de água cai, ainda que de forma indireta. Contudo, evite opções que vá carnes muito gordurosas, como a calabresa, por exemplo, para que os efeitos não sejam ao contrário.

2 – Evite alimentos muito gordurosos

O inverno é a estação em que o corpo busca acumular o máximo de gordura possível, para mantê-lo aquecido. Não é incomum que, instintivamente, busquemos pratos com bastante gordura. Mas o que devemos fazer para diminuir a barriga nessa estação é justamente o contrário.

Claro que, em momentos específicos, é importante tê-la, mas o ideal é equilibrar com outros alimentos que tenham tanta energia quanto.

3 – Não esqueça da salada!

Saladas são interessantes para manter o corpo leve durante o verão, e mais ainda para ajudar a equilibrar os níveis de gordura, que aqui serão um pouco mais fáceis de conseguir.

Opções como abobrinha, tomate, berinjela, alface, pepino, cebola, entre outros que possuam uma quantidade expressiva de água em sua composição são ótimos para combinar a outras opções mais “pesadas” de alimentos.

4 – Busque alimentos termogênicos

Outra ótima opção para quem deseja emagrecer no inverno, e quer alternar de forma mais direta e saudável o cardápio ao longo da estação, são com termogênicos.

Em resumo, são alimentos que estimulam o corpo a queimar energia, principalmente quando já estão ativos de alguma forma com os exercícios. Entre opções acessíveis e práticas, estão a pimenta, o café, a cebola, e chás, principalmente os de gengibre, e o chá verde.

5 – Água continua sendo a sua melhor amiga

Embora seja muito mais importante no verão, a água gelada ainda é uma excelente forma de perder peso durante o inverno. Além de servir como uma forma de diurético, a água facilita o envio de nutrientes para o corpo.

Isso, fora o fato dele manter o corpo ativo por longos períodos de exercícios. E nunca deixe a quantidade de água por dia de lado, entre 2 e 3 litros.

6 – Faça exercícios diariamente, em qualquer grau de intensidade

Seja uma caminhada, atividades de baixo impacto (pequenos alongamentos, séries simples de exercícios, ou mesmo sexo), ou longos períodos de atividades físicas, nunca deixe de manter o corpo ativo durante o inverno. E nesse período, é uma grande oportunidade para perder peso com esse método, pois o corpo não se desgasta tão fácil por conta do calor.

Dedique ao menos três dias da semana para fazer exercícios físicos. A quantidade e a intensidade depende tanto do seu condicionamento físico, como tempo disponível, mas nunca deixe de fazer.

7 – Diminua a alimentação a noite

Comer pouco a noite, além de tornar o período de sono mais agradável e aproveitável, ajuda a perder peso.

Ao optar por alimentos que estimulam o metabolismo nesse período, como as folhas verde-escuras, legumes, ou mesmo as mencionadas sopas, mais acima, você torna o corpo mais leve durante o sono, e com o metabolismo melhor trabalhado, o corpo se regula com mais facilidade, perdendo peso.

8 – Evite ao máximo os doces

Doces costumam ser a marca registrada do inverno. São deliciosos, igualmente variados como os salgados, e caem muito bem com bebidas quentes, como é o caso dos cafés e chás que mencionamos. Contudo, eles são um dos principais adversários da balança nesse período, e vale à pena ficar um pouco longe deles, ao menos em quantidade.

Nós sabemos como é difícil de evitá-los ,então nossa dica é reduzir o consumo para três vezes na semana, em dias diferentes dos exercícios físicos. Assim você pode saciar sua vontade, ao mesmo tempo em que busca por meios mais tranquilos de perder peso.

9 – Vinho, ao invés de cerveja

Na teoria, a cerveja é mais prática e interessante do que o vinho no que se relaciona a perder peso. Cervejas de qualidade adquirem a função de diurético, e são menos calóricas que os vinhos. Mas a razão na qual não se recomenda a cerveja como parte da dieta é quantidade excessiva que os usuários consomem, além do próprio teor alcoólico que elas possuem, afetando os níveis glicêmicos.

O vinho, por ser um pouco mais pesado, é naturalmente em menores quantidades. E com uma única taça, você pode regular as funções do coração, o que é excelente para atividades físicas, e para aqueles momentos mais especiais.

10 – Evite o queijo em grande quantidade

Entre todos os alimentos salgados icônicos do inverno, o queijo é o mais conhecido, sem sombra de dúvidas. E justamente por essa razão, é bom considerar as quantidades com que ele será consumido, sobretudo quando o considera uma opção alternativa para os alimentos gordurosos, como carnes.

Queijos como mussarela, parmesão, gorgonzola e gouda são especialmente mais calóricos que outras opções do tipo, principalmente quando derretidos. Para consumir queijos de forma mais saudável, busque opções como o minas e o frescal, por exemplo.

Seguindo essas dicas, você pode emagrecer no inverno com mais facilidade. Aplique aos poucos, e os resultados virão gradativamente, como uma recompensa pelo seu esforço. Não deixe de cuidar da sua saúde, e até a próxima!

10 Razões pelas quais Você Deveria Tomar Iogurte Natural Todos os Dias

10 Razões pelas quais Você Deveria Tomar Iogurte Natural Todos os Dias

10 Erros Mais Comuns que as Pessoas Cometem na Dieta

10 Erros Mais Comuns que as Pessoas Cometem na Dieta