in

6 Dicas Caseiras para Tirar Manchas de Óleo (Gordura) da Roupa

6 Dicas Caseiras para Tirar Manchas de Óleo (Gordura) da Roupa

Com certeza você já sujou alguma peça de roupa com óleo de cozinha ou gordura e sabe muito bem o quão é difícil remover as manchas, esse incidente pode ocorrer quando você menos espera: almoçando com amigos ou simplesmente fazendo algum tipo de fritura em casa.

Além de inconvenientes, as manchas dão muita dor de cabeça em quem não tem a mínima ideia de como remove-las, isso por que elas não costumam sair junto a lavagem tradicional. Então caso tenha manchado sua camisa enquanto comia batatas fritas, aqui vão alguns métodos dos mais inimagináveis que poderão te ajudar:

Veja Aqui as 6 Dicas Caseiras para Tirar Manchas de Óleo (Gordura) da Roupa:

6 Dicas Caseiras para Tirar Manchas de Óleo (Gordura) da Roupa

1) Água quente

A chave para sair das manchas gordurosas é lavar a roupa na água mais quente que você tiver. Isso porque ela é mais segura para o tecido. Depois de aplicar o sabão em pó, ou o produto, coloque a roupa na água fervente e depois lave normalmente.

2) Detergente

Sabe o detergente? Esse mesmo que você usa para lavar louças, ele talvez seja o utensilio caseiro mais usado e mais conhecido para esse tipo de problema. Da mesma forma com que remove a gordura e a oleosidade das louças, também é bastante eficaz para remove-las das roupas.

Molhe a roupa com água quente e aplique detergente líquido na área manchada. A maioria dos detergentes líquidos são capazes de remover a gordura, mas para manchas difíceis, você pode precisar experimentar mais de um produto. Coloque ele sobre a mancha, e deixe cerca de 5 minutos, para o produto ser absorvido por completo. O detergente é uma boa pedida porque ele quebra as moléculas de gorduras.

Certifique-se de utilizar detergente incolor, caso contrário poderá manchar ainda mais sua roupa com a cor do detergente. Se não tiver outra opção, dilua o detergente com um pouco de água antes de aplica-lo.

Após a lavagem, verifique se a mancha foi removida antes de secar a roupa. Se ela ainda não tiver saído, coloque mais detergente. Você também pode usar um sabão, daqueles feitos em casa, para ajudar no processo. Não use sabonetes, eles não são tão eficazes.

Antes do processo algumas pessoas utilizam amido de milho sobre a mancha e deixam agir por volta de uma hora, o que poderá ajudar caso a mancha for antiga e persistente.

2) Coca-Cola

A Coca-Cola talvez seja a forma mais inusitada de remover as manchas de óleo dos tecidos, mas impressione-se: ela pode ser uma ótima opção, pois os componentes ácidos da bebida irão agir a seu favor.

Despeje um pouco do liquido na mancha e deixe descansando por uma hora ou duas, depois lave e deixe secar ao ar livre. Quando se deparar com o resultado: VOILÀ! Adeus manchas.

3) Shampoo

O shampoo é outro utensilio caseiro do qual você pode recorrer. Ele foi projetado para a remoção de óleos naturais, então faz todo o sentido também utilizá-lo para remover manchas de óleo nas roupas.

É simples, basta pegar seu shampoo e aplicar da mesma forma que o detergente: esfregue sobre a mancha até espumar e lave normalmente. O importante é lembrar de deixar a peça secar ao ar livre.

4) Sabão Desengraxante

O sabão desengraxante é um tipo de sabão muito utilizado pelos mecânicos para tirar óleo e graxa das mãos, mas você pode aproveitar desse benefício para utiliza-lo nas roupas que estão manchadas também.

Esfregue o sabão na mancha durante vários minutos, até sentir que a substância penetrou no tecido. Deixe o sabão agindo por 30 minutos e repita a ação, logo após lave a peça e deixe-a secar ao ar livre.

5) Gel de Aloe Vera

O gel de Aloe Vera – principalmente os que são 100% concentrados – poderá servir, ele é facilmente encontrado nas prateleiras dos mercados ou na farmácia mais próxima.

Para remover a mancha de sua peça você terá que deixá-la de molho em água fria, ao tirá-la, aplique o gel sobre a área manchada e esfregue durante um tempo. Depois é só lavar a roupa normalmente.

6) Talco ou Amido de Milho e Sal

Se nada disso funcionar você pode usar talco de bebê em cima da mancha, ou amido de milho e sal, isso porque eles são absorventes, que costumam absorver toda a sujeira da roupa.

Você pode aplicar tanto o talco de bebê quanto o talco comum ou  amido de milho, pois ambos são capazes de penetrar nas fibras e absorver a gordura que está no tecido.

Você deve aplicar uma pequena quantidade sobre a mancha até achar que conseguiu cobri-la inteiramente, depois deixe o pó na roupa por pelo menos 15 minutos para que ele consiga fazer efeito, em seguida utilize uma escova para esfrega-lo contra o tecido. Para concluir o processo lave a roupa em água fria.

Conheça essa outra interessante combinação para a remoção de gorduras nas roupas nesse vídeo:

10 Razões para Você Trabalhar em uma Empresa Corporativa

10 Razões para Você Trabalhar em uma Empresa Corporativa

10 Receitas Deliciosas de Sobremesas para Quem Mora Sozinho