in ,

10 Hábitos Comuns das Pessoas Pontuais

10 Hábitos Comuns das Pessoas Pontuais

Ser pontual, embora seja algo simples, torna-se um desafio para milhares de pessoas. E não cumprir os horários combinados, seja no trabalho ou nos encontros casuais, pode atrapalhar as suas relações interpessoais e ainda fazer com que você construa uma imagem negativa perante as outras pessoas, sem nenhum tipo de credibilidade, por isso é tão importante rever alguns conceitos e mudar nosso estilo de vida, quando este começa a prejudicar-nos em alguns aspectos importantes.

E pensando nisso, reunimos 10 dicas de hábitos que as pessoas pontuais costumam ter, para te guiar e te ajudar a melhorar nesse aspecto. Lembre-se: embora o atraso seja algo habitual de alguns indivíduos, como todo hábito pode ser treinado, então não desanime, se você deseja ser uma pessoa pontual, é só prestar bastante atenção nas dicas a seguir e começar a promover mudanças benéficas para a sua vida.

Confira Abaixo os 10 Hábitos Comuns das Pessoas Pontuais:

10 Hábitos Comuns das Pessoas Pontuais

1) Gostam de planejar tudo

Se você parar para observar, as pessoas pontuais gostam de planejar tudo o que fazem. Seja o que vão fazer durante o dia, como os encontros marcados, compromissos, e assim por diante.

O planejamento faz parte do cotidiano delas, e por isso que as pessoas pontuais conseguem fazer tudo aquilo que precisam naquele determinado dia. Sabe aquela sensação de que você não consegue fazer tudo e que seu dia teria que ter mais de vinte quatro horas? Uma pessoa pontual não sabe o que é isso, sabe porquê? Por que ela planeja.

2) Sabem otimizar seu tempo

Uma vez que o indivíduo pontual planeja tudo o que irá fazer, em consequência disso, ele acaba otimizando melhor o seu tempo, dando prioridade ao que realmente é importante e deixando as coisas fúteis de lado.

Quantas vezes você já se pegou perdendo horas nas redes sociais, ao invés de estudar para aquela prova? Esses e muitos outros exemplos de falta de otimização do tempo, não fazem parte da vida daquele que é pontual, simplesmente porque ele sabe o que é e não é importante, e o principal: ele foca nessas coisas e não dá espaço para futilidades.

3) São realistas

As pessoas pontuais acabam sendo mais realistas, do que aquelas que se atrasam. E isso ocorre porque elas sabem exatamente o tempo que vão levar para chegar em algum lugar, ou para se arrumar, por exemplo.

E é por isso, que elas se planejam e sempre estão mais adiantadas, enquanto que os atrasados, mesmo sabendo quanto tempo precisam para se deslocar para algum lugar ou se aprontar, inconscientemente eles não se preocupam em se adiantar, mesmo sabendo que vão se atrasar.

4) Gostam de dormir mais cedo

Geralmente, as pessoas que se atrasam tendem a dormir mais tarde. São indivíduos que gostam de curtir mais a noite, enquanto que as pessoas pontuais, acabam dormindo mais cedo, pois como conseguem fazer diversas atividades planejadas durante o seu dia, ficam mais cansadas e dão prioridade ao descanso.

Portanto, para ser mais pontual, você precisa dormir bem, e não deixar que o cansaço do dia seguinte te faça perder a hora para compromissos e atividades que são importantes para o seu dia.

5) Gostam de se prevenir

Sabe aquela sensação de pressa? De que você precisa correr contra o tempo para chegar em algum lugar ou para terminar um trabalho que precisa ser entregue com urgência?

Pessoas pontuais tem pavor dessa sensação, pois não há coisa pior do que a ansiedade e a pressão que essas situações acabam gerando.

Em decorrência disso, essas pessoas se previnem para conseguir sair mais cedo de casa e chegar pontualmente, simplesmente porque possuem tempo disponível para realizar seus compromissos.

6) Fazem as coisas com antecedência

Você era quem nos tempos de escola: Aquele que deixava para fazer os trabalhos ou estudar para as provas com algumas horas de antecedência, ou aquele que planejava tudo e fazia as obrigações antecipadamente para não correr o risco de dar algo errado?

Se você respondeu a segunda opção, certamente é uma pessoa pontual, mas se respondeu a primeira, já deve estar bem familiarizado com a rotina de deixar tudo para a última hora não é mesmo? Para ser pontual é preciso saber se organizar e deixar a procrastinação de lado.

Fazendo as coisas com antecedência você não só deixa de sentir preocupação e pressa, como também acaba tendo mais tempo livre para fazer coisas que você gosta.

7) Curte mais o dia do que a noite

Já que as pessoas pontuais gostam de planejar o dia e cumprir com todos os seus compromissos de forma eficiente, elas acabam sendo mais matutinas, visto que dormem mais cedo e acordam mais cedo, para conseguir tempo disponível para cumprir seus objetivos.

E é justamente o fato de curtirem mais o dia, que elas são muito mais produtivas e conseguem otimizar muito mais o seu tempo. Sabe aquela sensação de ter feito tudo que precisava? De ter tido um dia bem produtivo? Exatamente, é uma sensação que toda pessoa pontual sente no decorrer do seu dia-a-dia.

8) São organizadas

A maioria das pessoas que gostam de pontualidade, apreciam a organização em todos os aspectos da vida. E esse hábito se justifica bastante pelo fato delas serem pessoas que planejam tudo.

Planejar significa determinar planos para aquele dia, mês ou ano e segui-los à risca, dando prioridade apenas ao que é de fato importante, e uma vez que você faz isso, acaba precisando organizar tudo para que não perca tempo e atrapalhe algum compromisso do dia.

9) Gostam de preparar para atrasos inesperados

Atrasar não é uma opção para que gosta de ter pontualidade perante os compromissos do dia-a-dia, entretanto, fatos inesperados podem acabar atrapalhando os horários de uma pessoa, e o que diferencia um indivíduo pontual de um que atrasa é justamente isso: ser pontual é saber prever possíveis atrasos e se planejar para evitá-los o máximo possível.

10) Separam um tempo para si mesmo

Quando falamos em pontualidade, falamos também de antecipação. Se você combinar de sair com uma pessoa pontual, irá perceber que ela chegará ao ponto de encontro com no mínimo dez minutos de antecedência.

Esse intervalinho de tempo é a segurança que garante que o indivíduo não irá atrasar. E além disso, a pessoa pontual não se incomoda em chegar mais cedo e ficar esperando, porque cada tempinho livre que ela tem, aproveita para fazer algo importante, tal como ler alguns e-mails, conferir os compromissos pendentes e assim por diante.

 

10 Coisas que Você Precisa Sacrificar para Ser Bem-Sucedido

10 Coisas que Você Precisa Sacrificar para Ser Bem-Sucedido

10 Segredos para Manter a sua Relação Saudável

10 Segredos para Manter a sua Relação Saudável