in

10 Razões pelas quais Você Deveria Tomar Iogurte Natural Todos os Dias

10 Razões pelas quais Você Deveria Tomar Iogurte Natural Todos os Dias

O iogurte natural é um alimento muitas vezes subestimado na alimentação como um todo. Tido como sem sabor, ou que não possui aquele chamativo com relação a outros produtos do tipo, o iogurte não deixa de possuir suas vantagens na saúde. E ainda pode ser combinado de diversas para que fique mais saboroso – frutas são o melhor exemplo.

Para mostrar a você o quanto esses benefícios são importantes para o organismo, separamos uma série deles. Aproveite muito bem o iogurte natural no seu café da manhã, ou ainda depois do almoço, para fazer desse tipo de alimentação ainda mais especial.

Confira Abaixo as 10 Razões pelas quais Você Deveria Tomar Iogurte Natural Todos os Dias:

10 Razões pelas quais Você Deveria Tomar Iogurte Natural Todos os Dias

1 – Potencializa a flora intestinal

O nosso intestino é um dos principais responsáveis por erradicar os microrganismos ruins do nosso corpo. E para que sejam ainda mais eficientes nesses cuidados, o iogurte natural funciona como um reforço de probióticos – as bactérias benignas que se localizam em nossa flora intestinal. O resultado disso, além de uma digestão melhor, é um sistema imunológico mais eficiente.

2 – Ajuda no emagrecimento

Uma vez que os mencionados probióticos reforçam a flora intestinal, a digestão como um todo também oferece outro grande benefício. Como o corpo absorve melhor os nutrientes que recebe, a diminuição de peso se torna mais fácil.

Com as proteínas do iogurte, a sensação de saciedade aumenta, o que ajuda a controlar o consumo de alimentos como um todo. E o reforço de cálcio lhe torna mais proativo também.

3 – É uma rica fonte de cálcio

O cálcio tem um benefício muito conhecido além de diminuir o peso a médio prazo. Trata-se do principalmente nutriente para reforçar as funções dos ossos.

Para crianças, isso significa um desenvolvimento mais rígido dos dentes e do sistema ósseo como um todo; para os adultos e além, significa a prevenção de diversas doenças.como a osteoporose, por exemplo. Acima dos 40 anos, esse cuidado se torna ainda mais importante, quando o corpo começa a perder massa óssea.

4 – Funciona como pós-treino

Esse é um dos benefícios do iogurte natural especialmente dedicado aos atletas e para quem deseja praticar exercícios com mais frequência.

Iogurtes podem ser ótimos como uma opção após as atividades físicas, pois além de recuperar os músculos com mais facilidade, ele também é uma fonte excelente de carboidratos e proteínas. Porém, é bem importante se atentar ao tipo de iogurte – aqueles com muito açúcar não são recomendados para esse fim.

5 – Estimula o metabolismo

Ainda no assunto emagrecimento e reforço do sistema gastrointestinal, o iogurte natural é uma rica fonte de Vitaminas do Complexo B.

Na prática, isso significa ter um maior metabolismo, quando combinado a outras atividades do tipo, e reforçar funções como a circulação sanguínea, responsável inclusive por queimar gorduras no corpo.

6 – Combate diretamente infecções

Com um sistema imunológico melhor reforçado, o uso constante de iogurte natural ajuda diretamente a lidar com infecções gerais no organismo.

Os probióticos que o intestino recebe são ainda mais eficientes em casos de gastrite e úlcera, doenças cujo tratamento depende de um sistema gastrointestinal mais reforçado. Na terceira idade, esses cuidados devem ser levados ainda mais em conta.

7 – Ajuda a lidar com distúrbios no sistema nervoso

Tanto o Complexo B como o cálcio possuem ainda um outro ótimo benefício para quem deseja fazer do iogurte natural parte de sua dieta. O consumo constante dele aumenta a funcionalidade e a eficiência dos neurônios, os responsáveis por praticamente todas as funções do corpo.

O Complexo B, em especial, faz com que sinapses, que são os impulsos elétricos responsáveis por levar os neurônios, são mais rápidos, o que além de melhorar as funcionalidades do organismo, também aumenta atividades cerebrais importantes, como a memória e a concentração, por exemplo.

8 – Equilibra os níveis glicêmicos e de pressão arterial

Como já relatamos algumas vezes até aqui, os probióticos que os iogurtes naturais oferecem vão além de um sistema intestinal são vários. Quando consumido com uma quantidade mais adequada de açúcar, eles ajudam a regular tanto os níveis glicêmicos, como a pressão arterial.

Isso manda para longe todas as chances de possuir doenças como hipertensão, como diabetes. Mas o segredo é justamente escolher opções de iogurte que possuem poucas quantidades de gordura ou de açúcar, para que o organismo não absorva mais do que o necessário ao consumir laticínio diariamente.

9 – Incentiva o bom humor

Com um melhor funcionamento do corpo de uma forma geral, o consumo de iogurte natural é capaz de oferecer outro grande benefício, ainda que de uma forma indireta. Com seu consumo equilibrado, a serotonina presente no corpo se torna mais constante e eficiente, o que faz o bom-humor vir de forma natural.

Mas lembre-se que, embora consumir iogurte ajuda a ter um humor mais saudável, comê-lo não deixa você automaticamente mais feliz. É a combinação de todos os fatores que o fazem atingir esse estado.

10  – É uma ótima fonte de cálcio para quem possui problemas de intolerância à lactose

Para quem possui intolerância a lactose, e precisa de uma fonte mais direta e rica de cálcio, o iogurte natural pode ser a saída perfeita. Isso, pois os probióticos são capazes de metabolizar a lactose recebida pelo alimento, ao contrário da enzima lactase, que fica em falta entre aqueles que sofrem dessa condição.

Para que essa saída funcione de forma mais eficiente, é importante que procure opções de iogurtes que possuam pouca ou nenhuma lactose. Ainda é um laticínio, e embora suas propriedades mais importantes estejam melhor distribuídas e organizadas, é importante ter cuidado nos mínimos detalhes.

É ideal consumir o iogurte natural uma vez por dia, seja pelas manhãs, ou após o almoço, ou no pós-treino como comentamos antes. Em excesso, eles podem causar problemas como prisão de ventre, ou nos casos de produtos com muito açúcar, aumentar os níveis glicêmicos. Busque sempre pelas melhores opções, e até a próxima!

10 Dicas Infalíveis para Ter um Aumento Salarial

10 Dicas Infalíveis para Emagrecer no Inverno

10 Dicas Infalíveis para Emagrecer no Inverno