in

10 Razões pelas quais Você Deveria Fazer Treinamento Funcional

Dentre gama variada de atividades físicas disponíveis, temos o treinamento funcional, um ótimo treino para quem deseja perder peso e definir os músculos ao mesmo tempo.

O treinamento funcional consiste em uma série de exercícios diferentes que usam diferentes partes do corpo. A duração de cada exercício varia e pode ser ajustado de acordo com a condição física.

Ao longo do treinamento, conforme a evolução do praticante, aumenta-se a intensidade dos treinos e inclui-se alguns equipamentos variados para auxiliar na prática destes.

O mais importante, é o que o treino funcional se baseia, geralmente, na utilização do próprio peso corporal para a prática de atividade física. Cada exercício físico tem seus benefícios e você pode escolher um deles ou combiná-los da maneira que mais lhe agrade.

CONFIRA ABAIXO AS 10 RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ DEVERIA FAZER TREINAMENTO FUNCIONAL:

10 Razões pelas quais Você Deveria Fazer Treinamento Funcional

1) TRABALHA O SEU CORPO TODO

Para quem não tem muito tempo disponível para dedicar-se a várias atividades físicas, o treino funcional é a escolha perfeita. Uma vez que nesse tipo de modalidade de exercício se utilizam vários movimentos compostos, com pouco tempo de exercício você consegue trabalhar o corpo inteiro.

O treino reproduz os vários movimentos corporais cotidianos que realizamos, com uma pitada a mais de repetição e intensidade. Nestes movimentos, você inevitavelmente acaba trabalhando diversas partes da sua musculatura, como é o caso do agachamento com halteres, por exemplo. Nesse exercício, você sai com pernas, abdômen e braços trabalhados.

2) MELHORA A SUA POSTURA

Quem nunca se percebeu andando ou sentado com a coluna turva? Esse é um problema que atinge milhares de pessoas e o que poucas sabem é que é possível corrigir a postura, pois trata-se de um hábito que deve ser estimulado.

O treino funcional, assim como muitos exercícios físicos, é ótimo para quem deseja melhorar a postura. Além de fortalecer a musculatura, que é ótimo para a coluna, você acaba inconscientemente aprendendo a se manter ereto, visto que todos os exercícios exigem que você mantenha a coluna alinhada.

No decorrer do tempo, ao praticar os exercícios regularmente, você perceberá como sua postura melhorou, simplesmente porque o hábito da atividade física, cria a consciência corporal em um indivíduo.

3) MELHORA SUA COORDENAÇÃO MOTORA

Como já foi dito mais anteriormente, o treinamento funcional é constituído de exercícios que repetem movimentos cotidianos do nosso corpo.

E com essa repetição, associada a intensidade, que vai de baixa até grande, conforme a evolução do indivíduo, promove gradativamente uma melhora da coordenação motora de quem pratica. Portanto, para quem tem pouca coordenação motora, o treino funcional pode tornar-se um ótimo aliado.

4) MELHORA ÁREAS AFETADAS POR LESÃO

Para quem está passando por processo de reabilitação, devido a alguma estrutura do corpo afetada por alguma lesão, pode se utilizar do treino funcional, para melhorar tais áreas.

Os exercícios do treino, fortalecem as áreas trabalhadas, promovem maior flexibilidade e consequentemente preparam a região para uma melhora mais saudável.

5) AUMENTA A SUA RESISTÊNCIA

Exercícios feitos regularmente e com intensidade crescente ao longo dos treinamentos, promovem aumento da resistência corporal.

Visto que o treino funcional fortalece a musculatura do corpo, consequentemente a força do mesmo acaba aumentando. Então para quem deseja aumentar a resistência do corpo, pode apostar nesse treino que não irá se arrepender.

6) AUMENTA A MASSA MUSCULAR

Um dos principais benefícios que está atraindo cada vez mais praticantes para a atividade funcional, com certeza é o fortalecimento muscular.

Por ser uma modalidade de atividade física que exige muito do corpo inteiro, acaba dispensando exercícios específicos para fortalecer a musculatura de áreas específicas, como é o caso dos treinos localizados de perna e bumbum.

No exercício funcional você é capaz de tonificar e fortalecer diversos grupos musculares simultaneamente, e dependendo da estratégia utilizada, você acaba tendo resultados ainda melhores do que os que teria se estivesse fazendo apenas academia, por exemplo.

7) AUMENTA A SUA FLEXIBILIDADE

Além de fortalecer seus músculos e te dar mais resistência, o treino funcional deixa seu corpo ainda mais flexível.

Com movimentos que promovem o alongamento do corpo, você irá notar que seus movimentos corporais estarão mais completos, já que a repetição regular de atividade física promove maior flexibilidade para todos os membros corporais.

8) MELHORA A EFICIÊNCIA DOS SEUS MOVIMENTOS

E juntando todos os benefícios anteriores:  resistência, flexibilidade e força muscular, você terá uma melhora significativa nos seus movimentos.

Com a postura em dia e uma rotina diária de exercícios, seu corpo irá aprender a se movimentar de forma mais eficiente e mais saudável.

Uma vez que o treino funcional se baseia em movimentos cotidianos, consequentemente acabamos aprendendo a movimentar de forma correta e com mais consciência corporal. É em vista disso que surge todos esses benefícios, inclusive a melhora na coordenação motora.

9) PROMOVE MELHORE NAS DORES NAS COSTAS

O treinamento funcional também é um ótimo remédio para as dores nas costas. Visto que os exercícios combinados fortalecem a coluna e melhoram a postura do indivíduo, as dores na região acabam melhorando significativamente.

Então vale muito a pena testar, caso você venha sofrendo com dores neste local. Além de ser muito bom para a sua saúde, deixar de sofrer com o incômodo irá melhorar e muito a sua qualidade de vida.

10) PROMOVE O AUMENTO DA ESTABILIDADE DA REGIÃO CORE

E não podíamos terminar essa lista de benefícios, sem falar sobre a saúde da coluna vertebral. Sim, a região core está associada a saúde da nossa coluna e as atividades funcionais promovem uma melhor estabilidade dessa região, tornando-a mais resistente, forte e saudável.

Portanto, se você gosta de fazer exercícios variados, que dispensem a monotonia, trazendo mutuamente inúmeros benefícios para o seu corpo e para a sua saúde, não deixe de experimentar a modalidade de exercícios funcionais.

E não esqueça: Antes de qualquer exercício que você deseje começar a fazer é importante consultar um médico para saber se você está apto para a modalidade que você optar.

10 Alimentos que Você Não Deveria Comer Antes de Dormir

10 Alimentos que Você Não Deveria Comer Antes de Dormir

10 Livros que Você Deveria Ler Antes de Começar um Negócio

10 Livros que Você Deveria Ler Antes de Começar um Negócio